Período: 21 e 22 de março
de 2013
Local: Auditório do
ICHS
Apresentação:
A 2ª. Jornada de
Pesquisa: “Discurso, Identidade e Memória” é uma atividade do Programa de
Pós-Graduação em Letras (ICHS-UFOP) e constitui-se como evento acadêmico-científico,
de caráter interdisciplinar, voltado para a reflexão em torno de temas próprios
à pesquisa e à produção científica no âmbito das ciências humanas e sociais. Em
especial, trata-se de uma iniciativa que busca contribuir para pesquisa na área
dos estudos da linguagem, em sintonia com as linhas de pesquisa do Departamento
de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguagem e Memória
cultural / Tradução e Práticas discursivas).
Elaborada a
partir de preocupações e propostas do Grupo de Estudos sobre Discurso e Memória
(GEDEM), a programação do evento prevê a participação, como convidados, de
pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional, que muito poderão
contribuir para as pesquisas que se realizam na pós-graduação e também para as
diversas atividades de pesquisa na Graduação.
Em síntese, o
evento se realizará a partir de uma programação que prevê a exposição de
convidados e pesquisas de IES do Estado de Minas Gerais, em palestras e mesas
redondas e comunicações de alunos de graduação e pós-graduação em forma de painéis.
Objetivos:
- Refletir, no âmbito das ciências humanas e sociais
e, em especial, na área dos estudos sobre o discurso, acerca de questões que
envolvem as mais diversas práticas discursivas, as elaborações identitárias
e as representações da memória;
- Ampliar o debate acadêmico-científico em torno de
temáticas do discurso, da identidade e da memória, entre pesquisadores das
IES de Minas Gerais;
- Aglutinar pesquisadores (docentes e discentes) das
IES de Minas Gerais para a troca de experiências e para a exposição sobre
pesquisas em andamento e perspectivas temáticas;
- Contribuir para o processo de elaboração teórica e
para a pesquisa acadêmica.
Justificativa / Relevância:
Temáticas
relacionadas à constituição identitária e às representações da memória têm
ocupado um espaço privilegiado nos estudos contemporâneos das Ciências Humanas
e Sociais. A identidade social, vista durante muito tempo como atributo
essencial do indivíduo e do grupo, passa a constituir-se como uma questão de
natureza contingencial, para a qual contribuem as diversas formas de interação
nos ambientes societários. Em especial, passa a ter destaque a construção
identitária como fruto das atividades discursivas, nas mais diversas situações
e finalidades em que os indivíduos atuam pela linguagem. Do ponto de vista dos
estudos da linguagem, essa passa a ser uma preocupação central: como os
sujeitos, nos mais variados papéis sociais que desempenham na coletividade,
constroem as suas identidades discursivas? Quais são os efeitos discursivos
predominantes nas identidades formuladas pela linguagem?
Questões que
dizem respeito à memória adquirem um destaque similar. No final do século 20,
os estudos da memória, principalmente da memória coletiva, se constituíram como
preocupação sociológica e historiográfica no campo das humanidades. Entretanto,
em decorrência das observações sobre o papel fundamental que desempenha a
linguagem na sua constituição, essa passa a ser percebida não mais como produto
estável e de contorno definido, mas como parte das representações dos
indivíduos no cotidiano das suas interações. Ganha contorno, dessa maneira, o
que denominamos por representações da memória, ou seja: a memória não faz parte
de algo definitivo, pronto e acabado, que bastaria ser apreendido pelos
indivíduos, mas que ela integra o conjunto dos signos compartilhados na vida
comunitária, das situações de comunicação das quais participam os indivíduos e
dos mais diversos discursos que transitam na vida comunitária. Assim, seja
enquanto interdiscurso, enquanto saberes compartilhados, signos vinculados a
manifestações do passado, situações de discurso, discursos circulantes etc. a
memória passa a constituir-se em objeto importante aos estudos discursivos.
No âmbito do Instituto
de Ciências Humanas e Sociais, em especial, junto ao Programa de Pós-Graduação
em Letras: Estudos da Linguagem, tais temáticas têm sido privilegiadas. Pode-se
dizer que os discursos sociais, as questões identitárias e as diversas
configurações que assumem as representações da memória se colocam, até mesmo,
como delimitadoras de especificidades da sua área de atuação e no ambiente
acadêmico-científico e social das suas linhas de pesquisa: “linguagem e Memória
Cultural” e “Tradução e Práticas Discursivas”. Isso pode-se afirmar, sobretudo,
em relação ao conjunto da riqueza patrimonial que se situa na chamada Região
dos Inconfidentes, enquanto local privilegiado de atuação dos cursos da
Instituição e que caracterizam, de alguma maneira, a inserção social dos
processos acadêmico-científicos do referido Programa de Pós-Graduação em
Letras. Entretanto, tem-se plena consciência de que não há exclusividade de
conhecimento nesse domínio e que diversos Grupos de Pesquisas Institucionais formulam
proposições convergentes para objetos e temáticas desse campo. Nesse sentido, a
2ª Jornada será um momento proveitoso para a reflexão comum e a troca de
experiências entre algumas dessas perspectivas.
O GEDEM (Grupo
de Estudos sobre Discurso e Memória) tem, nos últimos períodos, se dedicado a
essas questões. Em 2010, realizaram a I
Jornada Discurso, Identidade e Representações da Memória, como um passo importante
nessa caminhada, no âmbito do ICHS, para o qual convergiram pesquisadores nas
áreas da linguagem, da história, do jornalismo e da sociologia. A partir de
então, diversas reuniões e atividades se seguiram, tendo por objetivo ampliar
as reflexões sobre as questões identitárias e representações da memória. No
momento atual, torna-se importante retomar a discussão com outros grupos de
pesquisa de diversas instituições do Estado, buscando ampliar as reflexões
relacionadas à identidade e às representações da memória.
(ISERIR LOGOS – O SIMBOLOS FIXOS NO FINAL DO BLOG )
Promoção:
Programa de Pós
Graduação em Letras: Estudos da Linguagem
GEDEM – Grupo de
Estudos sobre Discurso e Memória
Público Alvo:
Docentes do ICHS e do ICSA
Estudantes do ICHS e do ICSA
Docentes e Estudantes de IES - MG
Apoio:
Universidade
Federal de Ouro Preto
Instituto de
Ciências Humanas e Sociais
Departamento de
Letras ( tem logo?)
Comissão Organizadora:
Prof. Dr.
William Augusto Menezes (ICHS – UFOP)
Prof. Dr. Paulo
Henrique Aguiar Mendes (ICHS – UFOP)
Profa. Dra. Simone
de Paula dos Santos Mendes (ICHS – UFOP)
Comissão Científica:
Prof. Dr.
William Augusto Menezes (ICHS – UFOP)
Prof. Dr. Paulo
Henrique Aguiar Mendes (ICHS – UFOP)
Profa. Dra. Simone
de Paula dos Santos Mendes (ICHS – UFOP)
Prof. Dr. Ubiratan
Garcia Vieira
Comissão Executiva:
Gabriele Cerceau Flausino (ICHS – UFOP)
Paulo Henrique Cavalheiro (ICHS – UFOP)
Narlen Advíncula
(ICHS – UFOP)
Apoio Técnico:
Assessoramento
Técnico à Pesquisa – ICHS / UFOP)
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